Publicado em BEDA (august) 2016

Respondendo o Questionário Proust

Viajando por esse mundo da internet encontrei o questionário de Proust. Marcel Proust é um escritor francês e esse questionário ficou famoso quando encontraram um caderno de uma amiga dele onde ele respondeu essas perguntas – ele tinha 18 anos quando respondeu. (Lembram dos cadernos de perguntas que ia passando de mão em mão na 5ª série? então, foi tipo isso.) Depois que encontraram esse caderno as perguntas começaram a ser usadas em várias entrevistas, tinha até uma coluna fixa da revista Vanity Fair onde celebridades respondiam ao questionário.
Não sou celebridade, mas adorava cadernos de perguntas quando era adolescentezinha, então quis responder:

1- Qual o principal aspecto de sua personalidade?
Sou um espírito livre que gosta de aprender! Gosto de explorar o mundo, conhecer pessoas, mudar de opinião, aprender coisas novas, ler livros, ver filmes…

2- Qual sua qualidade favorita num homem?
Não só em homem, mas em mulheres também: honestidade com os outros e consigo (parar de querer agradar todo mundo e seguir sua vida) e respeito ao próximo.
Se tiver isso qualquer pessoa contribuirá muito bem pra sociedade e será mais feliz. Outras qualidades como charme, simpatia, etc, independem do gênero e são detalhes lindos de cada um.

3- Qual sua qualidade favorita numa mulher?
Mesma resposta da pergunta 2.

4- O que mais aprecia nos amigos?
Tenho poucos amigos e o que mais aprecio neles é o cuidado e o carinho.

5- Qual seu principal defeito?
Não sei organizar o meu tempo.

6- Qual seu passatempo favorito?
Assistir séries e bordar.

7- Qual sua noção de felicidade?
Uma casa tranquila e iluminada, ir na feira toda semana, ter um cachorro e um gato, ter meus amigos e meu amor perto, música todo dia.

8- Qual sua noção de infelicidade?
Deixar a saudade e o desespero tomarem conta.

9- Se você não fosse você mesmo, quem seria?
Gostaria de ser a minha mãe.

10- Onde gostaria de morar?
Atualmente em outro país, tenho alguns na lista. Morar no Brasil não tá fácil.

11- Qual sua cor favorita?
Isso muda muito, então parei de escolher uma só. Já foi verde, amarelo, vermelho, cinza…

12- Qual seu escritor favorito?
Ultimamente tem sido Chimamanda Ngozi Adichie. Que mulher maravilhosa!

13- Qual seu poeta favorito?
Não sei responder essa, li muito pouca poesia na vida e passei a gostar há pouquíssimo tempo.

14- Qual seu herói favorito na ficção?
Albus Dumbledore e Gandalf valem como heróis? rs

15- Qual sua heroína favorita na ficção?
Hermione Granger e Elizabeth Bennet são as primeiras que eu lembro. Sinto que estou esquecendo alguém importante…

16- Quais seus pintores e compositores favoritos?
Gosto muito das pinturas de Van Gogh, principalmente A noite estrelada.
Sobre música, meu coração está no momento com: Queen, David Bowie e Pink Floyd.

17- Quais seus heróis na vida real?
Sempre será minha mãe, a melhor pessoa que eu conheci e a Marinez, melhor amiga da minha mãe que foi e é muito mais do que família quando minha mãe não estava mais.

18- Qual sua figura feminina favorita na história?
Frida Kahlo

19- Quais seus nomes favoritos?
Mas que pergunta maluca, não sei.

20- O que você mais odeia?
A sensação de impotência, quando mesmo fazendo o meu melhor as coisas não funcionam como deveriam.

21- Quais as figuras históricas que você mais odeia?
Qualquer um do passado ou de agora que ensinam o ódio e a intolerância.

22- Qual o evento militar que você mais admira?
Então… não tá tendo nenhum que eu admire na vida.

23- Qual o talento natural que você gostaria de ter?
Gostaria de ser mais ativa, gostar de esportes, atividades ao ar livre, etc. Mas o que eu gosto mesmo é de ficar em casa.
(isso seria um talento?)

24- Como você gostaria de morrer?
Antes de algumas pessoas que eu amo muito. Sei que é egoísta, mas só estou sendo sincera.

25- Qual é seu estado mental atual?
Depressivo.

26- Por qual defeito você tem menos tolerância?
Ignorância. Pessoas que tem condições de aprender, mas preferem receber tudo pronto e não gostam de pensar com as próprias cabeças.

27- Qual seu lema favorito?
“Não há mal que dure para sempre nem bem que nunca se acabe”

BEDA 2016anacamina

Autor:

Ana Paula Camina, 27, carioca morando em São Paulo, sonha em falar francês.

9 comentários em “Respondendo o Questionário Proust

    1. Lari, eu era muito viciada nesses cadernos. rsrsrs Praticamente uma rede social quando as redes sociais não existiam, pq o pessoal ficava tentando descobrir os segredos por ali. rsrsrs
      Eu demorei muuito pra responder as perguntas, tenta tb! 😀 Uma hora vai!
      Beijoos fofa!

      Curtido por 1 pessoa

  1. Confesso que não sei o que responderia na maioria das perguntas dai. Principalmente evento militar… odeio militares (apesar de amar homem de farda). Mas compactuo com o lance do dumbledore! hahahaah meu personagem favorito de ficcção ❤

    Curtir

    1. Line, eu demorei muito tempo pra responder tudo, foi mais difícil do que imaginei. A parte militar tb é uma piada, desde que trabalhei na aeronáutica (como civil) passei a odiar tudo relacionado a militares, nem homem de farda acho bonito mais. rsrs
      Dumbledore para sempre em nossos corações, ele aparece e a gente sabe que vai ficar tudo bem. Como faz pra arrumar um pra vida real? ❤

      Curtir

  2. “ir na feira toda semana, ter um cachorro e um gato” E não é que é isso mesmo? Parece que quanto mais o tempo passa, mais a gente quer coisas simples, tirei férias agora e minha alegria era poder ir na cafeteria e no sacolão com calma e curtir as gatas em casa. ❤

    (A Isa do E Agora Isadora? escreveu um post lindo sobre isso)

    Não conhecia o questionário (!!!), mas deu saudade foi das enquetes que a gente fazia. Deu vontade de já sair circulando um caderno!

    Curtir

    1. Nicas, pois é, acho lindo isso do tempo passar e a gente querer a simplicidade das coisas. Pq no final é isso que nos salva da rotina louca. rs
      Daqui a pouco vou passar no blog da Isa e vou procurar esse texto, certeza que vai aquecer o coração (como tudo o que ela posta).
      Responde o questionário também, vamos todos fingir que somos celebridades na Vanit Fair ou pré-adolescentes na 5º série. rs

      Curtir

Deixe um comentário

