Publicado em Gotas do cotidiano

Carioca em São Paulo

Em pouquíssimo tempo em SP já dá pra notar muita diferença entre alguns costumes dos paulistas e dos cariocas. Achei que seria legal listar alguns aqui, fico imaginando que em alguns meses ou anos o que hoje me causa esse estranhamento será completamente normal. Vamos pra lista do que observei até agora:

  • Pra mim pizza sempre foi: massa, molho, queijo e qualquer recheio por cima. Aqui não!! Se não estiver escrito que a pizza tem queijo e você não AVISAR que quer queijo na sua pizza ela virá sem! E não adianta fazer cara de que está errado não, pq aqui eles acham normal! rsrs Outra coisa, se pedir pizza com calabresa não virá aquela pizza com rodelinhas vermelhinhas por cima, quem estará por cima é o queijo, pq você pediu para acrescentar o queijo, então ele vai por cima.
    WTF?????
  • Aqui tem parques em muitos bairros! Esses parques são bem legais pra se exercitar, passear com cachorro, fazer um piquenique, gastar umas horinhas de descanso… No Rio eu não via espaços construídos com esses objetivos em muitos lugares, muito triste.
  • Quando você agradece alguém a pessoa responde: “Não por isso” ou “Brigada eu”. Lá no Rio eu já ouvi – e respondi – algumas vezes com “Eu que agradeço” (estranho também, eu sei!) Mas o “Não por isso” eu acho engraçadíssimo todas as vezes!!!
  • Aqui em São Paulo o pessoal gosta mais de receber os amigos em casa. No Rio a gente marca com os amigos em um restaurante, no shopping, em qualquer outro lugar pra fazer alguma coisa, só os amigos muito íntimos visitam as casas uns dos outros. Aqui o pessoal parece curtir mais receber os amigos, fazer comida em casa, mesmo que não seja uma amizade de uma vida toda. Adoro esse hábito. ❤
  • No Rio padaria é pra você entrar, comprar pão e voltar pra casa. Aqui as padarias são locais de encontro – e são chamadas de padocas. Todas as que eu vi tinham mesas e cadeiras, servem lanches e até refeições, as pessoas vão pra padaria se encontrar e tomar uma breja (Sim, eles falam breja! hahahaha). Eu já fui na padaria só pra comprar pão e voltar pra casa, mas até hoje nunca vi ninguém fazer isso, todo mundo estava indo na padaria pra comer lá ou levar algum lanche pronto pra viagem.
    Vamos na padoca comer alguma coisa e tomar uma breja?
  • Carioca sempre fala do trânsito insuportável de SP, mas aqui tem muito mais opções de transporte (mais trem, metrô e opções de ônibus), e mais opções de caminhos pra chegar no mesmo lugar, então a verdade é que o trânsito de SP está melhor do que o do RJ. o.O Quando eu morava no Rio eu nunca esperava demorar menos de 1 hora pra chegar em qualquer lugar, aqui os paulistas acham que 1 hora é muito tempo. (Imagina passar mais de 2 horas do trabalho pra casa, como boa parte das pessoas passam no Rio! Impensável pros paulistas, a não ser que você more em outra cidade e trabalhe na capital.) Estamos iludidos no Rio achando que é normal gastar o tempo que gastamos no trânsito.
  • No Rio falamos muito “cara” com qualquer pessoa, aqui em SP é “mano”. Homem, mulher, velho, novo, tudo é cara e mano. rs
    RJ: Cara, você viu o que aconteceu ontem?
    SP: Mano, você viu o que aconteceu ontem?

 

Eita que a lista ficou enorme! Se eu lembrar de mais faço uma parte 2! Alguém lembra alguma coisa muito importante que eu tenha esquecido? rs

Mas uma coisa eu digo com certeza, com todas as diferenças e estranhamentos, eu já amo SP! Essa cidade me acolheu muito bem e os paulistas são muito gente boa!

bl-pl-arte-fotografia-foto-de-filipe-araujo-na-mostra-olhar-sao-paulo
Não achei o nome do autor dessa foto linda, se alguém souber me avisa para colocar os créditos. 🙂
Autor:

Ana Paula Camina, 27, carioca morando em São Paulo, sonha em falar francês.

4 comentários em “Carioca em São Paulo

  1. ADOREI hahahahahaha sou paulistana desde que nasci, nunca morei em outro estado. Como moro no interior há muitos anos, algumas coisas eu achei que fez sentido mas de forma meio caricata (eu sei o que é padoca, mas não uso muito, não, e a pizza daqui sempre vem queijo hahahaha), agora outras… MUITO. Eu falo breja MUITO HAHAHAHAHAHA e, querendo ou não, o mano está presente em 7 de 10 frases. Foda, mano.

    Adorei a lista ❤ mesmo hahahaha

    Um beijo, carioca!
    http://www.saborabsinto.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

