Publicado em Beleza/Cabelo

Parei de alisar o cabelo, e agora?

Eu sempre tive muita preguiça de cuidar do meu cabelo, hidratação era algo raro na minha vida. Alguns anos atrás não era tão simples ter acesso a informações e eu sempre odiei ter cabelos cacheados e volumosos.
Nunca odiei cachos, mas o volume era o pesadelo da minha vida. Já ouvi milhares de piadas sobre meu cabelo, sobre a ~rebeldia~ dele, sobre como eu ficaria tão bonita se meu cabelo não fosse tão revoltado e cheio, sobre que o meu cabelo não era “tão ruim assim, mas precisava de uma ajudinha”.
É muito difícil ser criança e ter que lidar com essas coisas, que parecem piadas, mas acaba com a autoconfiança das pessoas.

Até hoje quando eu falo disso as pessoas acham que é exagero, que ninguém sofre bullying por ter cabelo cacheado ou crespo. Duvido uma única pessoa que tenha cabelos ~revoltados~ e não tenha passado pelo que eu passei. Isso porque o que eu sofri não é nada comparado com quem tem cabelo crespo e fica a vida toda ouvindo que tem cabelo duro.

Vamos lá: cabelo ruim não existe! Existem cabelos mal cuidados, desidratados, com uma aparência feia. Porém, qualquer cabelo bem cuidado é macio e bonito. O ruim é o pensamento das pessoas que é ultrapassado e preconceituoso, que acha que pra ser bonito tem que ser branco, com olhos claros e cabelos lisos e loiros.

Minha amiga Rayana me apresentou uma técnica que realmente mudou meu relacionamento com meus cabelos. O nome é Low Poo (que foi criada a partir do No Poo) e agora meus cachos estão começando a aparecer, lindos e rebeldes!

Nessas técnicas são proibidos produtos que tem componentes que prejudicam os cabelos. Você pode entender o que é Low e No Poo no vídeo aqui embaixo ou em grupos sobre as técnicas no Facebook (foi assim que eu aprendi)

https://www.facebook.com/groups/no.low.iniciantes/

O legal é: cada vez eu cuido mais do meu cabelo! Cada vez me acho mais bonita vendo meu cabelo voltando pra forma natural dele. Não estou usando cabelo cacheado pq agora é moda. É MUITO MAIS DO QUE MODA, é finalmente conseguir entender que eu não preciso mudar a forma como eu nasci pra me sentir bonita! E eu nunca me preocupei tanto com o meu cabelo e com os cuidados com ele como agora. Não desanimem uma mulher que está tentando fazer as pazes com os próprios cabelos dizendo que ela está fazendo isso por moda. Vamos ser menos cruéis e ajudar mais. Se não tem nada de bom pra falar pode ficar em silêncio que está ótimo!

Pessoal do cabelo cacheado, crespo, liso, não importa! Aprendam sobre as coisas! Leiam! Testem! Não importa se você gosta de alisar, não importa se quer usar um black cor de rosa! Mas se libertem e façam de tudo para recuperarem a auto estima e tentar sofrer menos com a opinião dos outros. Só o que importa é se olhar no espelho e gostar do que está ali olhando de volta.

Eu ainda estou no meu processo, ainda tem resto de química, ainda não está tão hidratado, ainda não tem todo o volume que ele tem, ainda não tem cachos muito definidos. Também não pense que foi fácil escolher voltar pros cachos, é um processo que mexe com o psicológico. Existem momentos que eu me questiono se fiz certo em parar de alisar, em alguns momentos fico insegura com a raiz crescendo. Mas com todas as dificuldades eu posso, FINALMENTE, dizer que eu amo ter nascido com cabelos cheios e cacheados. ❤ E acho muito difícil algum dia eu desistir deles novamente!

10 anos de alisamento!
10 anos de alisamento! PS: Nem todo dia era essa lindeza, tinham mais dias mais ou menos do que bons, mas os dias mais ou menos a gente evita fotografar. rs
De volta para os meus cachos!
De volta para os meus cachos!
Anúncios

Autor:

Ana Paula Camina, 27, carioca morando em São Paulo, sonha em falar francês.

13 comentários em “Parei de alisar o cabelo, e agora?

  1. Seu cabelo tá lindo demais! *-*
    O bom é que a gente aprende muita coisa, principalmente sobre o que nós usamos. Passei a ver que vale a pena se importar com o que a gente usa, tentar entender a composição, ver o que funciona ou não… eu tô adorando e minha vida ficou bem mais prática! Vamo que vamo o/

    Um bj,
    Re

    Curtir

    1. Sim, exatamente isso! É bom aprender sobre o que estamos usando, que técnicas podemos testar, compartilhar experiência e ouvir pessoas na mesma situação!
      Vamos, porque estamos muito mais bonitas agora! E gastando menos tempo com chapinhas e secadores. rsrs

      Obrigada por passar por aqui, fico incrivelmente feliz de você ter me lido! ❤

      Curtir

  2. Oi Aninha estava vendo sua foto hoje das suas madeixas cacheadas com a Fefe ela fez esse comentario “Nossa a Ana fica muito mais bonita com o cabelo cacheado” viu só sua torcida aumenta a cada dia! Bjsss

    Curtir

  3. Ahhhhhh! Muito mais bonita, muito mais “mulherão”, muito mais personalidade! Adoro cachos mas infelizmente não os tenho. Minhas filhas cacheadas amam os cabelos delas e têm horror de perdê-los. Auto-estima tb se aprende em casa 🏠!

    Curtir

    1. Obrigada, querida!!
      O importante é que não tem que deixar de alisar se não quiser, tem que se achar bonita! Talvez você nunca prefira voltar aos cachos e o que tem de errado nisso? NADA! 😀 Vai ser linda de cabelo liso. rs

      Curtir

  4. Oi… Seu cabelo esta lindo assim!! Eu também já ouviu muitas piadas e acabei indo pro lado “mais fácil” alisei e fiz progressivas e tem quase um ano que parei, mas comigo o jeito foi passar a tesoura e tem mais de um mês que estou com os cachos soltos isso é pq tem dia em que eu olho no espelho e digo, quero mais volume kkkk

    Curtir

    1. Oi Jéssica!!! É tão bom conhecer pessoas que passam pelo que a gente passa, né? Assim trocamos experiência e nos ajudamos. 🙂
      O que eu mais odiava era volume e hoje estou ansiosa pra mais volume, te entendo! O importante é nos sentirmos bem.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Aninha.. após acompanhar sua mudança (de perto e virtualmente) optei a ser mais uma adepta do low po.. Não que meu cabelos fossem alisados; Mais a dependência de determinados produtos que mascaravam oq nosso cabelo realmente é… No dia 31/12 um pouco antes da virada fui as compras e fiquei chocada como o cabelo mudou instantaneamente… Com os dias percebi as pequenas partes que ainda tem química e já já irão ser podadas rsrs…

    Amei seu blog!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s